31.10.13

OLHA A NOVIDADE!!! VAI DIZER ISSO AO COELHO E À ALBUQUERQUE!!!

Alemanha impede reequilíbrio na Zona Euro, dizem EUA

por LusaHoje
Secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, fotografado hoje em Washington
Secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, fotografado hoje em Washington Fotografia © Reuters
O Tesouro norte-americano acusou a Alemanha de contribuir para atrasar o reequilíbrio das contas nas economias da zona euro, ao manter um excedente comercial persistente ao longo da crise, uma acusação que Berlim considerou hoje "incompreensível".

"Para facilitar o processo de ajustamento na zona euro, países com grandes e persistentes excedentes devem tomar medidas para acelerar o crescimento da procura interna e diminuir esses excedentes. A Alemanha tem mantido um grande excedente da conta corrente durante toda a crise financeira e, em 2012, foi inclusive maior do que o da China", escreveram os autores, do gabinete de assuntos internacionais do Departamento do Tesouro dos EUA.
Entretanto, o Ministério alemão da Economia reagiu, num comunicado citado pela AFP, no qual considera as críticas "incompreensíveis" e que o "excedente da conta corrente é uma expressão da forte competitividade da economia alemã e da procura internacional por produtos de alta qualidade da Alemanha".
O Departamento do Tesouro norte-americano sublinha que "o ritmo anémico do crescimento da procura interna alemã e a dependência das exportações têm impedido o reequilíbrio numa altura em que muitos outros países da zona euro têm estado sob severa pressão para limitar a procura e comprimir as importações para promover o ajustamento".
"O resultado tem sido um preconceito deflacionário para a zona euro, bem como para a economia mundial. Um crescimento da procura interna mais forte nas economias europeias com excedentes, particularmente na Alemanha, ajudaria a facilitar um reequilíbrio duradouro de desequilíbrios na zona euro", referem. via DN