13.8.13

ESTES FULANOS NÃO OLHAM A MEIOS PARA ATINGIR OS LUCROS

A história é antiga, mas nunca é demais fazê-la circular






 Que homem colocaria um pedaço de carne embebido em hidróxido de amónia na boca de uma criança?


O Chef Jamie Oliver acaba de ganhar uma batalha contra a maior cadeia de junk food do mundo. Depois de Oliver ter mostrado como se fazem os hambúrgueres, a McDonald anunciou que vai alterar a receita.

De acordo com Oliver, as peças de carne gordas são "lavadas" com hidróxido de amónio e, em seguida, utilizadas na fabricação do "bolo" de carne para encher o hambúrguer. Antes deste processo, de acordo com o apresentador,  a carne era imprópria para o consumo humano.

Oliver, chef activista radical, que assumiu uma guerra contra a indústria de alimentos, diz: estamos falando de carne que tinha sido vendida como alimento para cães e, após este processo, serve para os seres humanos. Para além da qualidade da carne, o hidróxido de amónio é prejudicial para a saúde. Oliver diz o seguinte: "O Processo de Merda Rosa".

Que homem no seu perfeito juízo iria colocar um pedaço de carne embebido em hidróxido de amónio na boca de uma criança?
Em outra de suas iniciativas,  Oliver demonstrou como são feitos nuggets de frango: Depois de seleccionar os "melhores momentos", o resto: a gordura, pele, cartilagem, órgãos, ossos, cabeça, pernas, são submetidos a separação mecânica, liquefeitos, é o eufemismo usado por engenheiros de alimentos, e, em seguida, a pasta de sangue cor-de-rosa é desodorada, descolorida,  reodorizada e repintada, panados de marshmallow farináceos e frito em óleos parcialmente hidrogenados, ou seja tóxicos.

Nos EUA, Burger King e Taco Bell já abandonaram o uso de amónio nos seus produtos. A indústria alimentar utiliza hidróxido de amónio como um agente anti-microbiano, o que permitiu à McDonald  usá-la nos seus hamburgueres, impróprios para consumo humano.

Mas irritante ainda é a situação em que essas substâncias à base de hidróxido de amónio são consideradas "componentes legítimos procedimentos de produção" na indústria de alimentos, com as bênçãos das autoridades de saúde em todo o mundo. Portanto, o consumidor não pode nunca descobrir que produtos químicos põem em nossa comida.