5.6.13

QUAL CASA?????????? MAIS UM AO SERVIÇO DOS INTERESSES ECONÓMICOS E DO BANCO SACHS - E VAI MAIS UM TRAIDOR DA PÁTRIA!!!! ESPERO QUE ESTES GAJOS AS VENHAM A PAGAR TODAS!!!! CARAGO!!!

Borges diz que Europa esteve a "pôr a casa em ordem"

por LusaOntem112 comentários
Borges diz que Europa esteve a "pôr a casa em ordem"
Fotografia © Vitor Rios/Global Imagens

O consultor do governo português António Borges defendeu na segunda-feira, numa conferência na Bolsa de Nova Iorque, que "a Europa tem estado a pôr a casa em ordem, algo que os Estados Unidos ainda precisam fazer."

"Há muitos motivos para estarmos otimistas na Europa. Há um ano dizia-se que estávamos à beira do colapso. Agora estamos estáveis. O que é que aconteceu? Foi definido um rumo e ele está a ser seguido", disse Borges, referindo-se à política de consolidação das dívidas públicas na zona euro.
O economista admitiu a existência de problemas, como o crescimento da taxa de desemprego, mas disse que em vários países, como em Portugal, a situação podia ser "rapidamente" ultrapassada se "fosse mudado o ambiente dominado pela regulação e a ideia de que é preciso proteger o empregador do funcionário e o funcionário do empregador".
Em relação a Portugal, Borges explicou aos jornalistas que "há a perceção [junto dos investidores] de que o país está a recuperar e que quem entrar cedo tem vantagens adicionais".
"Estamos agora a decidir como país se vamos ter um crescimento rápido ou se vamos satisfazermo-nos com a mediocridade", disse, acrescentando que o país precisa de melhorar a competitividade da sua economia e reformar o Estado, que "é muito grande e muito, muito pouco eficiente".
Em relação à privatização da TAP, Borges disse que "há condições para que haja mais interessados do que no ano passado (...) devido ao bom momento que as transportadoras aéreas atravessam".
A conferência em que Borges participou fazia parte da programação dos "Pan European Days", uma iniciativa da Euronext em que Portugal participa ao lado da Bélgica, Holanda e França.
A conferência tinha o tema "Alcançar o Crescimento no Continente Europeu: Desafios e Oportunidades" e Borges partilhou o painel com o secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, e os diretores-gerais da Eurazeo, Patrick Sayer, da Royal Vopak, Jack de Kreij, e da Telenet, Renaat Berckmoes.
O secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, defendeu o programa de ajustamento português e disse que "o tempo de investir na Europa é agora".
"O processo europeu está a desenvolver-se, a ganhar momento, e os países que foram mais atingidos pela crise, como a Irlanda e Portugal, são os que vão sair mais beneficiados", explicou.
Numa segunda conferência, com o tema "Mercados Financeiros Europeus: Desafiando a Gravidade?", os economistas chefes da Société Générale, Kit Juckes, do ING, Mark Cliffe, e do Banco Espírito Santo, Carlos Andrade, concordaram que o processo de união bancária em desenvolvimento na zona euro é uma das soluçõs para a crise, mas defenderam que tem sido "demasiado lento".
Mark Cliffe foi bastante crítico das políticas europeias de combate à crise, afirmando que "estão a agravar a recessão nos países periféricos", e Kit Juckes sublinhou a impaciência com os políticos europeus.
"Fico assustado quando ouço um político dizer que a crise passou porque os mercados estão a reagir. Só me apetece gritar: Sr. Político, vá para a rua falar com pessoas reais", disse o economista.

er aqui:Lhttp://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3255500&page=