6.1.12

OS INGREDIENTES PRINCIPAIS DO BOLO REI



BOLO REI
os ingredientes são bem à minha maneira, porque cá em casa não gostamos muito de frutas cristalizadas.

Fazer uma pequena bola de massa usando 2 chávenas de farinha, uma chávena de leite morno , 50g de fermento de padeiro e 1 colher (chá) de açúcar. Eu desfaço o fermento no leite. É só misturar um pouco, não se deve amassar. deixar repousar num alguidar até o fermento triplicar de volume o que demora 1 ou 2 horas, depende sempre da temperatura.

Entretanto colocar 250g de passas de uva a amolecer em 100ml de vinho do Porto e preparar as amêndoas, eu junto mais ou menos 400g metade sem casca e outra metade com casca. (destas 400g reservar algumas para decorar o bolo)


Então ao fermento já lêvedo juntar 4 ovos, 200g de manteiga derretida, ou amolecida, as passas de uva juntamente com o vinho do Porto, uma pitada de sal, e 250g de açúcar e as amêndoas.

Amassar com as mãos bastante bem e ir juntando farinha q.b. até a massa ficar seca de modo a poder ser tirada do alguidar. depois em cima da mesa continuar a trabalhar , eu diria mais ou menos 15 minutos.

colocar a massa num recipiente grandinho porque ela vai crescer bastante. (afinal é mais ou menos como amassar pão)

Depois de estar lêveda dividir a massa , eu normalmente faço três bolos Rei com ela ( pode ser congelada fica óptima)

colocar a massa num tabuleiro de forno e abrir um buraco no meio .
Pincelar com gema de ovo
Decorar com amêndoas ou a gosto
Levar ao forno pré-aquecido, 170º, não é preciso forno muito quente para o bolo não ficar queimado, 35minutos
Verificar se está cozido (todos os fornos são diferentes) e pincelar todo o bolo com calda de açúcar para ficar brilhante e mais docinho. Colocar montinhos de açúcar em pó para decoração.