2.7.10

HIERONYMUS BOSCH




"As tentações de Santo Antão"
Lembrei-me hoje, já não sei a prepósito de quê de uns dias que passei em Roterdão. Estava lá uma exposição de Bosch com obras de todo o mundo , incluindo, o trípico que está exposto no Museu de Arte Antiga em Lisboa. Claro que era uma oportunidade única que não iamos perder. Quando lá chegámos deparámo-nos com uma fila enorme. Estávamos há meia hora naquela fila interminável que parecia que não andava nada, porque só entravam 10 pessoas de cada vez. Estávamos com o Kevin que tinha dois anos e comecámos a perceber que ia ser impossivel ver a exposição, eis quando um senhor vindo não sei de onde foi ter com a Marian à fila, e convidou-a a entrar com o menino. Ela surpreendida disse que não estava sozinha, estava também o marido e a sogra,(eu) mas o homem disse logo, não tem importância entram todos, sigam-me. Lá fomos nós com ele por salas e corredores até à sala onde estava a exposição de Bosch.
Um espetáculo, a sala era completamente escura,havia só uma pequena lâmpada direccionada para cada quadro o que lhe dava um efeito completamente surpreendente, as figuras sinistras de Bosch pareciam saidas de um qualquer espaço extraterrestre. Simplesmente fabuloso. Gostei muito dessa exposição.
Ninguém naquela fila enorme disse uma só palavra por nós termos sido encaminhados para a exposição sem ser a nossa vez. Se fosse aqui em Portugal concerteza tinha havido alguma cena de peixaria. Ali parece que toda a gente compreendeu a situção.
Agradeço áquele senhor ter visto aquela exposição, porque ele se apercebeu que era impossivel estar ali tanto tempo com uma criança e agiu em conformidade sem problema nenhum.