16.6.10

EXPOSIÇÃO "FRUTO PROIBIDO" EM AVEIRO DA PINTORA MARIAN VAN DER ZWAAN

Inauguração da Exposição "Fruto Proibido" de Marian Van Der Zwaan
Inauguração - 17 de Junho de 2010 - Antígo Edifício da Capitania de Aveiro


14h30—Visita guiada pela artista Marian Van Der Zwaan


14h45—Marian Van Der Zwaan “À Conversa com…”
- Dra. Maria da Luz Nolasco (Vereadora para as áreas da Cultura, da Habitação e Acção Social e da Saúde Pública do Concelho de Aveiro)
- Sheikh David Munir (Imam da Mesquita de de Lisboa)
- Dra. Liliana Xavier de Sousa (Pró-Reitor da Universidade de Aveiro)
- Dra. Helena Terra (Directora do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro)
- Dr. Pedro Krupenski (Director Executivo da Amnistia Internacional)
- Dra. Eugénia Lemos (Membro da Direcção Nacional da Associação para o Planeamento da Família)
- Dr. Nuno Gradim (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)
- Dra. Ana Campina (Mestre e Doutoranda em Direitos Humanos)


Tomado como um acto purificador, cometido com tal crueldade e em tais condições que provoca mortes violentas, assim como danos físicos, psicológicos e sociais às vítimas, as quais não têm possibilidade ou capacidade de defesa, o Corte/Mutilação Genital Feminina é um crime grave. Este ocorre na actualidade em Portugal, mas que tem sido perigosamente ocultado, e menos valorizado, o que representa sérios e gravosos riscos, não protegendo ou defendendo convenientemente estas vítimas. É emergente uma intervenção incisiva para impedir que este flagelo incremente nos meandros de uma sociedade que deverá promover a protecção dos Direitos Humanos. Ainda que reconhecido internacionalmente e existindo um conjunto de ferramentas legais para a sua punição, certo é que este crime viola os direitos fundamentais da mulher, sendo imperioso travá-lo, integrando as acções de educação social para uma cidadania mais consciente e activa.
Ana Campina


Fruto Proibido mostra a parte mais íntima da mulher de uma forma realista e perfeita, sem tabus, não cortada tal como pretendido pela natureza, confrontando o espectador com o dilema e chamando a sua atenção para este assunto sem chocar.


Marian Van Der Zwaan
É uma artista holandesa a residir em Portugal, que conta com inúmeras exposições, um pouco por todo o mundo, sendo que nos seus trabalhos trata e retrata sempre temáticas que envolvam a denúncia e sensibilização para questões de Discriminação.
Como diz a artista Marian Van Der Zwaan: “Na minha opinião a descriminação é uma forma de superioridade sobre outros, e neste caso, mesmo sendo aplicada por uma questão “cultural”, demonstra falta de desenvolvimento e até inteligência.
Chamo a atenção para a discriminação feminina, porque existem, ainda, milhões de mulheres que vivem diariamente com medo e em perigo apenas por serem mulheres.”