11.4.09

ANTERO DE QUENTAL

A SULAMITA
Ego dormio,et cor meum vigilat.
Cântico dos Cânticos


_-?Quem anda lá por fora, pela vinha,
Na sombra do luar meio encoberto,
Subtil nos passos e espreitando incerto,
Com brando respirar de criancinha?

Um sonho me acordou...não sei que tinha...
Pareceu-me senti-lo aqui tão perto...
Seja alta noite, seja um deserto,
Quem ama até em sonhos adivinha...

Moças da minha terra, ao meu amado
Correi, dizei-lhe que eu dormia agora,
Mas que pode ir contente e descansado,

Pois se tão cedo adormeci, conforme
É meu costume, olhai, dormia embora,
Porque meu coração é que não dorme...